Contra-piso: 5 coisas que você precisa saber

Contra-piso: 5 coisas que você precisa saber

by MULTIPISOS |8 de abril de 2019 | Dicas

Ao decidir instalar o piso laminado ou piso vinílico é importante que alguns cuidados sejam tomados. Um deles é com o contra-piso, que precisa estar em perfeitas condições para não prejudicar seu revestimento. Preparamos as 5 principais dúvidas que você pode ter em relação à isso. Confira abaixo:

1. O que é o contra-piso?

O contrapiso é a base para instalação de qualquer piso. Trata-se de uma camada com alguns centímetros de espessura, composta de argamassa de cimento e areia, com consistência arenosa, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento definitivo, proporciona caimentos necessários para os diversos tipos de uso dos ambientes e complementa o isolamento acústico ou térmico.

2. Posso aplicar o Piso Vinílico colado sobre o contra piso?

Os pisos vinílicos podem ser instalados em contra-pisos cimentados, porcelanato, pedras e cerâmicas, sempre regularizados. Não é recomendada a instalação do piso LVT em contrapisos de madeira (tais como tábua corrida, parquet, taco, carpete de madeira e outros), pisos vinílicos, carpete têxtil ou outros pisos flutuantes. Nesses casos, os revestimentos devem ser retirados e uma nova base deve ser preparada. Não instale o piso diretamente no contra-piso, seja ele qual for.

3. Como fazer a preparação do contra-piso para a instalação do piso laminado?

É de extremante importância que o contra piso esteja limpo e nivelado para a instalação. Por isso quando o contra piso estiver com ondulações, buracos ou quebradiço, ele precisará ser refeito ou reajustado. Em alguns casos onde as interferências são mínimas, o instalador poderá fazer pequenos ajustes e não precisará refazer seu contra piso. No caso de contrapiso solto ou com aberturas, ele deve ser fixado e as aberturas preenchidas. Outro teste necessário é o da umidade. Para verificar a umidade, basta colar um plástico no contrapiso com fita adesiva e esperar 24 horas. Se após esse período o plástico apresentar pequenas gotas d´água de condensação, o contrapiso tem umidade e, portanto,deve ser impermeabilizado. Ainda antes de instalar o piso laminado ou vinílico, o contra-piso deve ser totalmente limpo com aspirador de pó ou vassoura. Isso irá remover resíduos que podem provocar ruído ao se caminhar sobre.

4. Quais os tipos de contra-pisos que aceitam o piso laminado?

O piso laminado pode ser instalado em pisos de madeira, vinil, cerâmica, pedra e cimento – mas sempre isentos de irregularidades e umidade. Os pisos laminados NUNCA podem ser instalados em carpetes têxtil ou algum outro tipo de piso flutuante pois podem ter retido poeira, umidade, ácaros e etc. LEIA TAMBÉM: 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PISO LAMINADO

5. Posso instalar piso laminado por cima do porcelanato?

Sim. Contanto que uma manta seja colocada antes do piso. Lembre-se: tanto o piso laminado quanto o piso vinílico NUNCA devem ser instalados diretamente no contra-piso, seja ele qual for.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?