Guia: como escolher o rodapé e a guarnição

Guia: como escolher o rodapé e a guarnição

by Multipisos Revestimentos |22 de abril de 2019 | Dicas

Na hora comprar o revestimento uma grande dúvida que recebemos dos clientes é sobre qual o rodapé certo e qual a guarnição apropriada a se escolher. Até bem pouco tempo os dois eram detalhes de acabamento que muitas vezes não tinham atenção na decoração. Hoje isso mudou. Confira abaixo e tire suas dúvidas sobre esses dois produtos:

O RODAPÉ

Colocado no encontro do chão com a parede de um ambiente, o rodapé é considerado um acabamento do revestimento. Além da parte estética, o rodapé tem a função de proteger o ambiente contra o acúmulo de poeira e água nos cantos e de proteger contra choques e danos a pintura da parede. A variedade de rodapés existentes no mercado hoje é imensa. Eles podem variar nas texturas, estilos, materiais, tamanhos e formatos. A instalação do rodapé é simples e rápida: feita com cola e pregos sem cabeça.

Tipos de rodapé:

O rodapé de MDF é um dos mais utilizados em projetos de interiores atualmente, tanto pelo seu custo beneficio e versatilidade mas também por poder ser customizado com a pintura. O MDF é indicado apenas para áreas secas, porque o contato com a água fará a peça inchar e estragar.

Hoje, a marca Durafloor disponibiliza uma linha chamada “Maxx” que é a prova d’água e feito de Poliestireno, assim como a Santa Luzia que possui uma variedade de modelos do mesmo. Esses rodapés são muito resistente a cupins e à umidade, sendo assim indicado para áreas molhadas como cozinhas e banheiros.

Rodapé Maxx da Durafllor que possui uma variedade de tamanhos. Foto: (Durafloor/Reprodução)

Limpeza do rodapé:

Como os rodapés não são a prova d’água a limpeza deve ser feita com um pano seco e não se deve encerá-lo. Sujeiras profundas podem ser removidas com um pano levemente umedecido com álcool e água. Para remoção de manchas causadas por cola, café refrigerante, tinta, graxa, lustra móveis e batom, use detergente ou sabão de coco em quantidade suficiente para umedecer um pano de limpeza.

Como escolher a cor e o tamanho do meu rodapé?

Hoje encontramos rodapés com cores como branco, variações de madeira e preto. E como dito acima, eles podem ser pintados, nesse caso a barra terá que ser pintada na obra. Os rodapés podem variar entre 8 a 20 cm de altura e a escolha vai de encontro com a estética desejada do ambiente, porém, rodapés altos tendem a deixar o ambiente menor, por isso não é recomendado o seu uso em ambientes pequenos. O rodapé não precisa ser da mesma cor do piso, mas ele pode ser combinado caso a ideia seja dar uma amplitude ao ambiente. Uma dica para quem não quer errar é combinar com a tonalidade das soleiras e portas ou mesmo das paredes.

O rodapé branco é o mais utilizado por combinar com vários tipos de materiais. Além disso, é a alternativa indicada  para pessoas que preferem ambientes limpos, leves e tradicionais por ser mais básico e neutro.

*Para mais detalhes da pintura do rodapé, acesse o site da Durafloor.

A GUARNIÇÃO

A guarnição é como uma moldura da porta e serve para esconder a união do batente com a parede, melhorando o acabamento. Com o passar do tempo a guarnição ganhou mais atenção na parte estética da decoração do ambiente e hoje é encontrada em vários modelos de texturas, cores e tamanhos. A instalação é feita com colas especiais ou pregos e para tal, as paredes não podem ter sinais de rachaduras, umidade ou infiltração.

Tipos de guarnição:

A marca Santa Luzia fabrica guarnições de Poliestireno, portanto são mais resistentes contra a umidade, podendo ser usada em ambientes como cozinhas e banheiros. Para ambientes externos é indicado o uso de guarnições feitas de porcelanato, cerâmica, alumínio ou pedras como mármore e granito.

Sócalo e roseta?

Ambos são acabamentos da guarnição. O sócalo é instalado entre o final do rodapé e o começo do rodapé, conferindo um acabamento mais detalhado e requintado. Já a roseta é indicada para a parte superior da porta, onde faz a junção entre a guarnição superior e a lateral, favorecendo uma decoração mais clássica e tradicional. Novamente, a escolha dessas peças vai depender do estilo de decoração que você quer dar ao ambiente.

ELES DEVEM COMBINAR?

O rodapé e a guarnição não precisam necessariamente iguais, o importante é que eles se harmonizem entre si. Eles também não precisam ser do mesmo tamanho, mas é importante que não sejam muito desproporcionais.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

× Como posso te ajudar?