fbpx

4 Ideias de Design Sustentável Para o Seu Projeto

MULTIPISOS > Decoração > 4 Ideias de Design Sustentável Para o Seu Projeto

4 Ideias de Design Sustentável Para o Seu Projeto

by MULTIPISOS |9 de outubro de 2020 | Decoração, Dicas, Piso laminado, Piso vinílico, Recentes

A indústria sustentável vem conquistando o seu espaço nas mais diversas áreas no mercado, mas nos últimos anos vem se destacando principalmente no ramo de decorações e reformas. Tendo como principal objetivo a preservação dos nossos recursos naturais, o design sustentável surgiu com o objetivo de mostrar que é sim possível realizar um projeto incrível e ao mesmo tempo, cuidar do planeta.

No blog de hoje, vamos te explicar de forma clara o que é o design sustentável, além de apresentar algumas maneiras de implementar esta ideia em seus projetos e no seu dia-a-dia, oferecendo um maior conforto e segurança para você e para o meio ambiente.

Afinal, o que é o design sustentável? 

O design sustentável é, basicamente, conceber produtos e soluções que levem em consideração estratégias de uso consciente dos recursos naturais, eficiência energética, ocupação dos espaços e sustentabilidade social e econômica. 

É possível aplicar o conceito de diversas maneiras, confira abaixo as dicas da Multipisos!

Piso Laminado Durafloor Link – Córdoba | Feito com madeira reflorestada

1.Escolha materiais sustentáveis

Quando estiver planejando quais móveis e estruturas utilizar no seu projeto, escolher materiais ecológicos é uma abordagem simples e funcional de inserir um design sustentável na realização da sua ideia.

Um ótimo exemplo é a madeira de demolição, pois é um material excelente e fácil de se encontrar, com algumas peças que foram utilizadas em construções civis e até mesmo em linhas ferroviárias. Outra opção é optar por produtos de matérias-primas ecológicas, como as cantoneiras de MDF da Durafloor, presentes no nosso catálogo.

Cantoneira de MDF – Durafloor | Feita com madeira reflorestada.

2. Otimize os espaços 

A busca por otimização e total aproveitamento dos espaços de uma casa ou apartamento é algo que todo morador busca para o seu conforto. Mas você sabia que isso é um fator importante também no design sustentável? Planejar e colocar móveis e decorações em locais apropriados influencia totalmente no fluxo do ambiente, contribuindo para um otimização de recursos utilizados, reduzindo consideravelmente alguns gastos mínimos que a longo prazo teriam um impacto enorme no seu dia a dia.

Além disso, realocar e instalar móveis em locais planejados, ajuda na saúde e na segurança dos moradores do local, aumentando também o conforto dos que passam parte do seu tempo neste cômodo.

Piso Laminado Durafloor Nature – Pucón | Feito com madeira reflorestada

3. Priorize a qualidade

Mesmo que o produto pareça um pouco mais caro que os outros, opte sempre por matérias-primas, tecnologias, fornecedores e outros itens de qualidade. Se atentar a estes detalhes no momento da compra garante ao consumidor um produto de maior vida útil, tirando a necessidade de adquirir em pouco tempo outro produto da mesma categoria e descartar o antigo.

O planejamento é ideal para evitar o descarte, e com isso, o design sustentável vai se tornando mais forte e reduzindo aos poucos o impacto no ambiente e no seu dia a dia.

Piso Vinílico Durafloor Atelier – Cannes | Piso 100% Reciclável.

4. Planeje a iluminação natural

Painéis de energia solar acabam tendo um valor de compra altíssimo para muitas pessoas, então, a melhor decisão a se tomar é planejar o ambiente para receber o máximo de luz natural que conseguir. Dependendo da execução do ambiente, a economia de energia elétrica pode ser de até 80% durante todo o dia, sendo necessário o uso das luzes apenas quando chega a noite.

Para ajudar a manter a iluminação natural, optar por pisos mais claros, como a linha de pisos vinílicos Inova, é uma ótima escolha, pois eles dão a sensação de expansão no ambiente e espalham a claridade pelo cômodo.

Piso Vinílico Durafloor Inova – Nepal | Piso 100% Reciclável.

Gostou das dicas? Faça já seu orçamento com a MULTIPISOS. Garantimos a qualidade de instalação que você precisa para a sua reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 18 =

Envie sua mensagem
Solicite um Orçamento!