O Piso Vinílico é o piso queridinho do momento por ser durável, resistente, variação de cores e texturas. Porém, essas características permanecem apenas se a limpeza for feita corretamente. No post de hoje vamos citar 3 coisas que você NÃO deve fazer ao limpar o seu piso vinílico.
UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS
Além de poder deformar a cor e textura do seu piso, o uso de produto químico também compromete a garantia de fábrica dele. Por isso, apenas um pano único com água e detergente neutro já é o suficiente para a limpeza.
Não utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.
Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.
EXCESSO DE ÁGUA
O piso vinílico possuí maior resistência à água em comparação com o piso laminado, mas ainda sim, é preciso tomar cuidado quando esse contato é realizado. Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. Enxágue com rodo e pano limpo ou mop-água e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso.
APLICAÇÃO DE CERA
Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro. Ceras à base de carnaúba, comumente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos pois, além de deixarem a superfície escorregadia, formam uma camada gordurosa difícil de ser removida.
Lembre-se que é preciso primeiro limpar o piso para depois aplicar a cera e que, uma vez que as camadas estejam desgastadas, é preciso removê-las antes de uma nova aplicação.
Afinal, como limpar corretamente?
- Primeiro remova todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira. Você pode fazer isso usando uma vassoura de pelo ou mop-pó;
- Depois, aplique em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Utilize o mínimo possível de água;
- Por fim, enxágue usando um rodo e pano limpo;
- Agora é só esperar alguns minutos até a secagem total e seu piso estará liberado para uso.
*Esse post foi realizado com conteúdos da Tarkett.