O piso laminado tem o poder de transformar qualquer ambiente e possui inúmeras variedades de cores e texturas. Mas antes da parte estética, ele exige certos cuidados na hora da instalação. Confira abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre o seu piso laminado.
1 – Composição
Primeiramente é importante saber as características do piso laminado. Ele tem sua matéria prima da madeira, são substratos de madeira com uma aplicação de resina especial que reforça a durabilidade do piso, por fim é colocado um papel decorativo que dá a características diversas ao piso laminado.
2- Tempo de Instalação
A instalação do piso laminado costuma ser rápida. Por exemplo, um imóvel vazio com o contra-piso devidamente ajustado de até 80m², pode ser terminado em apenas 2 dias. Em casos em que o móveis já estão na casa ou que o contra-piso precisa ser refeito é certo que levará um tempo a mais para instalação, porém esse tempo ainda é curto comparado à instalação de um piso frio.
3 – Contra-piso
É de extremante importância que o contra piso esteja limpo e nivelado para a instalação. Por isso quando o contra piso estiver com ondulações, buracos ou quebradiço, ele precisará ser refeito ou reajustado. Em alguns casos onde as interferências são mínimas, o instalador poderá fazer pequenos ajustes e não precisará refazer seu contra piso. É importante saber disso afinal o nivelamento do contra piso pode aumentar o preço final da instalação.
4 – Onde posso instalar
É possível instalar o laminado em piso cerâmicos, porcelanatos e mármore, mas é preciso colocar uma manta. Os rejuntes devem ser regularizados com argamassa de regularização, indicamos produtos como Weber Quartzolit ou Mapei que são de secagem rápida e tem uma maior qualidade.
5 – Onde não instalar
O piso laminado NÃO deve ser instalado em carpete, piso de madeira, forração bem como qualquer piso flutuante.
6 – É obrigatório o uso da manta?
Sim, todo piso flutuante deve ser instalados com a manta.
7 – Climatização
Laminados dilatam ou encolhem conforme o clima, por isso é importante que o material fique no ambiente por 24 horas antes de ser instalado para assim o piso estar climatizado.
8 – Equipamento para instalação
As ferramentas geralmente utilizadas em geral são: Serra circular, serra tico-tico, serra para esquadria, trena e arco de serra. martelo, serrote, chave de fenda, esquadro, lápis carpinteiro, estilete profissional, furadeira. cinta, barra, bloco batente e espaçadores.
9 – Umidade
Avalie sempre se o contra piso esta isento de umidade. Você pode realizar o teste de umidade por um Medidor de Umidade ou de forma mais simples apenas fixando um plástico com fitas adesivas no contra piso, por fim aguarde por 24 horas e se houver transpiração no plástico significa que o ambiente apresenta umidade e que o contra piso precisa ser impermeabilizado.
LEIA TAMBÉM: 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INSTALAR O PISO VINÍLICO
10 – Procure referências
Peça sempre uma visita da empresa em sua casa para equipe avaliar e medir o local, bem como consulte o reclame aqui e o Google e avalie da empresa, verifique também se a equipe de instaladores é bem capacitada e peça referência.