Dizem que o ano só começa oficialmente depois do carnaval, né? Agora é a hora de começar aquela reforma que você vem enrolando há algum tempo! Pensando nisso buscamos informações nos principais sites de decoração de interiores da internet e garimpamos as principais tendencias de 2019 para ajudar na sua criatividade. A decoração de 2019 tem muitas referências que nos aproximam da natureza, fazendo com que tudo seja muito mais orgânico e natural, veja abaixo:
A Pantone anuncia anualmente qual cor será tendência no mundo da moda, design e beleza. Depois do UltraViolet invadir com tudo em 2018, esse ano é a vez de mergulharmos no fundo do mar do Living Coral. A cor com tonalidade de laranja-rosado, traz a leveza, energia e a suavidade dos corais às paredes, móveis e objetos de decoração.
Justamente por não ser tão forte, a cor pode ser misturada com vários tons desde os terrosos até aos avermelhados para dar efeito monocromático. O coral também fica ótimo com cores contrastantes como o azul marinho, o preto e o cinza.
Prontos para o verde? O desejo de se reconectar com a natureza e escapar do stress do dia-a-dia e do mundo digital trouxe os mais diversos tons de verde para a tendencia de decoração de interiores. Os tons vão desde os terrosos até os mais vivos e podem aparecer na decoração por meio de paredes, objetos de decoração, mobília ou até pelo uso de plantas, claro.
“Ele (o verde) traz as sensações do meio ambiente para o imóvel e é uma cor que faz repousar. Ela pode estar presente em todos os cômodos, mas ganha destaque em ambientes que precisam de mais acolhimento, como sala de estar e quartos”, afirmou o arquiteto Artur Diniz para a Revista Zap Imóveis.
LEIA TAMBÉM: GUIA QUAL COR DE PISO LAMINADO DEVO ESCOLHER?
Enquanto a tendência de natureza chama para cores e texturas mais amadeiradas, outra que ganha espaço também é o uso abundante de pisos laminados de cores claras para criar um ambiente mais luxuoso. “Os pisos de cores claras estão voltando, graças ao desejo crescente do proprietário de ter uma aparência e um ar mais arejados e amplo. Em tons de bétula, branco e carvalho claro, esses pisos refletem mais luz e podem passar do casual ao luxuoso, sem sacrificar o conforto. “– Kesha Franklin, Designer de Interiores.
Por último mas não menos importante: O Boho está de volta! O estilo dos anos 70 na verdade nunca saiu de moda, mas se destacou entre as tendências de design de interiores de 2019. Assumindo um design expressivo, o estilo boho é marcado pelo uso do verde (olha ele aqui de novo!), materiais naturais, cores quentes e estampas étnicas. A regra é não ter regra.
Você pode ousar das estampas de diversas cores aplicada em tapetes, travesseiros, almofadas e carpetes usando uma base neutra nas paredes ou se quiser um visual mais moderno e clean, pode buscar uma cor em comum nas estampas dos tecidos (como na foto acima). Para o visual não se tornar tão pesado vale adicionar objetos de cores sólidas espalhados pelo ambiente.
As cores terrosas como laranja, marrom e dourado são as que mais aparecem nesse estilo, assim como cores vivas e saturadas como roxo, azul e o vermelho. Como já citamos, o verde pode aparecer na decoração: “Traga as plantas para dentro. As flores coloridas e a vegetação são a afirmação da vida e combinam perfeitamente com o BoHo.”, afirmou o site de decoração Stoney Furniture.
Para quem quer adotar esse estilo recomendamos o uso de pisos mais escuros que lembram bem a textura e cor da madeira natural.