Saber as diferenças entre piso laminado e piso vinílico é super importante para decidir qual em qual revestimento investir. Nesse post vamos esclarecer isso de uma vez por todas!
Antes de citarmos as diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico, é bom você saber que:
O PISO LAMINADO…
É feito com HDF – um painel de madeira de alta densidade. A parte superior recebe a estampa que dá a visual de piso e o material vem em réguas.
A instalação das réguas piso laminado pode ser instalado por encaixe click (vantagem de fácil retirada caso seja necessário transferir de um ambiente para outro ou fazer troca de algumas lâminas) ou com cola especial.
E O PISO VINÍLICO…
É produzido a partir de PVC e pode vir em réguas ou placas. A instalação também pode ser por encaixe click ou cola, semelhante ao piso laminado.
Leia também: PISO VINÍLICO: 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INSTALAR!
DIFERENÇAS:
Confira as principais diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico:
1 – O piso laminado não é resistente a água. O ideal é fazer uma limpeza com aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e pano úmido. O piso vinílico possui uma resistência maior e por isso é indicado para instalar em áreas úmidas como cozinhas e lavanderias.
2 – O piso vinílico conserva a temperatura dos ambientes e abafa sons, como passos, por exemplo. Por isso é muito indicado para apartamentos e ambientes com cachorros.
3 – O piso vinílico é antialérgico e possui maior resistência á manchas.
4 – SPC: A grande novidade desse ano no mundo dos pisos foi o lançamento dos pisos vinílicos de SPC – eles prometem substituir os pisos laminados em pouco tempo. A instalação é sem manta e o piso é clicado. Além da resistência, o piso vinílico SPC apresenta uma variedade de outros benefícios para o ambiente. Sendo mais prático e antialérgico, ele também dificulta a retenção de poeira, sua superfície é conservada por muito mais tempo e ainda oferece maior resistência ao contato direto de água.