Quais são os pisos ideais para a hotelaria?
Ao procurar pisos para hotéis, por se tratar de locais com tráfego moderado, deve-se levar em conta diversos fatores, como: local de aplicação, tipo de tráfego, formas de uso e objetivo final da instalação.
PISOS VINÍLICOS
Os pisos vinílicos vem se popularizando na área de hotelaria. Isso por que eles possuem um custo beneficio ótimo, são fáceis de instalar e oferecem boa resistência ao tráfego (do baixo ao alto). Além disso, a limpeza pode ser feita sem a utilização de produtos químicos, o que o torna ainda mais econômico.
O piso vinílico é versátil e pode ser utilizado em todas as áreas do hotel, inclusive no banheiro (com excessão do box). A grande variedade de padrões é outra característica que agrega na escolha desse revestimento, que permite a criação de ambientes mais modernos e aconchegantes.
PISOS LAMINADOS
Os pisos laminados são indicados para os quarto do Hotel, salas de reunião e os escritórios. Algumas marcas e linhas possuem opções de pisos laminados com maior resistência – o que permite a aplicação em áreas de alto tráfego, como corredores e lobbies.
Apesar da ampla variedade de cores e texturas, o piso laminado não é indicado em áreas sujeitas à umidade e que tenham acesso a agentes abrasivos – como por exemplo, a areia, o que limita a instalação em hotéis e pousadas localizados em regiões de praia.
CARPETES
Os carpetes permanecem como uma das principais opções de revestimento em projetos de hotelaria pelos seus atributos de isolamento acústico e térmico. Os carpetes evitam que partículas de poeira fiquem em suspensão no ar, possuem fácil manutenção e também possibilitam a criação de padrões e cores conforme à proposta e identidade do local.
Os carpetes são geralmente utilizados para salas de convenções, compondo com outros materiais o projeto acústico. A aplicação em apartamentos e corredores cria ambientes sem ruído e proporciona aos hóspedes a sensação de aconchego.
A indústria hoje oferece carpetes em rolos e em placas. O carpete em placas facilita a manutenção, pois se necessária a reparação de uma ou mais placas, elas podem ser substituídas sem a remoção de todo o revestimento. É recomendo verificar a quantidade de trafego do local onde será instalado o carpete, para a definição da fibra (nylon ou lã) e da textura mais adequada.