Antes de mais nada, se você vai se mudar ou planeja redecorar a sua casa, veio ao lugar certo! Afinal, sempre é bom colocar a criatividade para funcionar, ainda mais em um local onde passamos nossos momentos mais relaxantes.
Mas não queira fazer tudo na pressa, é muito importante planejar o novo estilo com calma, levando em consideração os seus gostos pessoais, e o estilo que mais lhe agrada, para não “enjoar” rapidamente.
Para dar um empurrãozinho na sua criatividade, vamos te mostrar 5 estilos incríveis de ambientes residenciais que estão em alta no mundo da decoração!
Rústico
Inspirado em construções em meio a natureza, a decoração rústica remete a alguns detalhes da vida no campo. É se baseando nesse contexto que os materiais brutos aparecem em grande quantidade nesse estilo, como a madeira e a pedra, sendo muito utilizados em móveis, revestimentos e outros objetos. Além disso, plantas e flores não podem faltar, sendo o toque final da decoração.
Minimalista
Pode ser considerado parte da temática modernista, a decoração minimalista segue uma versão mais “simplificada” visualmente. Utilizando sempre o mínimo de cores, formas e itens decorativos, esse estilo entrega espaços amplos e a sensação de ambiente clean.
Com cores neutras e puras, o minimalismo apresenta a união entre funcionalidade e estética, sendo ideal para quem busca gastar pouco e garantir o máximo de conforto.
Moderno/Contemporâneo
Buscando aliar a funcionalidade, praticidade e simplicidade a sofisticação e beleza do ambiente como um todo, surgiu o estilo Moderno, buscando utilizar linhas limpas, suaves e nítidas.
Uma das principais características deste estilo é o uso de materiais como o metal, o plástico e o vidro, e cores vibrantes nos detalhes, buscando manter um padrão de tons. Da mesma forma o estilo contemporâneo acaba sendo muito parecido, porém é um pouco mais ousado na utilização das formas, seguindo tendências em alta.
Retrô
Assim como o século 20, o estilo retro na decoração traz diversos elementos que remetem ao passado, explorando a clássica mistura de estampas, cores, formas geométricas e abstracionismos. Porém, outro detalhe importante é a utilização de cores pasteis, como por exemplo o amarelo, o rosa bebê e o azul claro.
Porém, o ponto chave está no mobiliário “vintage”, com quadros coloridos, poltronas largas, mesas ovais e papéis de parede estampados, remetendo a decoração de luxo dos anos 80.
Clássico
Sendo o estilo mais presente em decorações de ambientes de luxo, o estilo clássico traz riqueza de detalhes, remetendo aos palácios da antiga nobreza. A madeira é o principal material neste estilo, deixando-a aparente na construção de móveis como sofás, poltronas e mesas de centro.
Para dar o toque final, cores neutras nas paredes e móveis são a melhor indicação, bem como o branco, bege, salmão e preto.
Uma ideia para não gastar muito é reutilizar alguns móveis antigos na decoração, dando uma renovada no seu visual. Da mesma forma, a utilização de tapetes também é muito recomendada, mas apenas em um ambiente.