As cores vistas durante o dia a dia têm um impacto considerável em nosso conforto e até mesmo nos nossos sentimentos, portanto, projetar a decoração de sua casa acaba sendo muito mais do que apenas escolher móveis e acessórios.
A escolha errada da cor (em um móvel ou em uma parede) pode trazer uma sensação totalmente oposta daquilo que você estava desejando.
Como as cores afetam o ambiente?
Quer trazer uma sensação única para o ambiente? Então tome cuidado com as cores que irá utilizar na decoração, pois elas devem ser usadas com muito cuidado para trazer a energia desejada ao ambiente.
Um exemplo disso é a cor utilizada no quarto, afinal, se você quer um ambiente para relaxar e ter sossego, pintar as paredes ou utilizar móveis amarelo vibrante não irá ajudar.
Para te ajudar no projeto, separamos algumas cores e seus significados/aplicações, confira!
Verde
O verde está diretamente ligado à natureza e promove uma profunda sensação de conforto. É estimulante e ajuda na hora de refletir sobre satisfação pessoal e bem-estar. É o símbolo da vida e torna qualquer ambiente mais fresh!
Laranja
Quando o assunto é o tom laranja, as cores e seus significados têm um peso ainda maior. Se você quer deixar as energias ruins de lado e atrair as boas, aposte em tons marcantes como este!
Lilás e violeta
O lilás e o violeta são cores que tranquilizam e aumentam o astral da casa. Ideais para quem gosta de meditar.
Azul
Quando falamos das cores e seus significados, o azul é uma das que mais podem nos inspirar. Sempre associada ao elemento água, tem o poder de promover a calmaria e reflexão.
Vermelho
O vermelho é altamente estimulante. Promove a energia e a expressão livre.
Branco
O branco é frequentemente associado à paz, calmaria e tranquilidade, além, é claro, de trazer mais profundidade para os ambientes. É um tom verdadeiramente neutro e pode ser utilizado em qualquer cômodo.
É possível combinar as cores na decoração?
Depois de entender um pouco mais sobre o significado das cores, fica mais fácil de imaginar possíveis combinações. As vezes, sair da ideia do monocromático é a melhor opção, dando uma energia nova para o ambiente.
Aposte em conceitos como o do círculo cromático (conteúdo que já abordamos em outra matéria), pois com ele ficará, mas fácil de visualizar o resultado, evitando possíveis surpresas não muito agradáveis.