O ano de 2020 será um ano onde novas práticas e hábitos sustentáveis e de consciência serão introduzidos na decoração. Conversamos com uma das principais Indústrias do mercado de Revestimentos, a Tarkett, sobre as principais tendências de decoração para 2020.
Essa matéria foi escrita em parceria com a Tarkett.
A consciência terá influência na décor
Estamos enfrentando um momento critico onde a sustentabilidade, em várias áreas, passará de opção para obrigação. Os hábitos deverão refletir a vontade de preservar o planeta e os recursos naturais.
Esse novo estilo de vida deve impactar também a área da decoração. Em 2020 a relação da sociedade com o lar, também terá relação com o planeta. “Estamos falando de pessoas cada vez mais conscientes do impacto que geram, passando a escolher materiais de construção que não agridam o meio-ambiente nem colaborem com a escassez dos recursos naturais”, nos conta a Tarkett.

A casa e a sua decoração se tornarão um refúgio do cotidiano cada vez mais agitado. Isso resultará em uma paleta de cores neutras, formas orgânicas e sensações por meio de cores e texturas. “[…] o nosso lar deve proporcionar bem-estar e tranquilidade.”, complementa a Indústria.
E nos revestimentos?
De acordo com a Tarkett, os pisos vinílicos terão destaque em 2020. As diferentes texturas dos tons amadeirados trarão aconchego e o acolhimento necessários. “É uma escolha certeira para o piso dos quartos, por exemplo. Além disso, acreditamos que os formatos geométricos e cores vivam serão muito procurados para paginações criativas.”
“Os pisos vinílicos amadeirados nunca saem de moda.”

Seguindo a escolha da Tarkett, o piso vinílico é uma solução para quem deseja uma reforma sem dor de cabeça. “Além da instalação rápida e limpa, ele pode ser aplicado sobre outros tipos de revestimentos já existentes, desde que o piso antigo esteja nas condições indicadas.”
Vale lembrar que é permitido instalar o piso vinílico sobre:
- Cimento: desempenado ou laje de concreto;
- Cerâmico: placas bem aderidas e niveladas;
- Vinílico: somente Paviflex sobre Paviflex, os dois com adesivo acrílico e juntas desencontradas;
- Pisos com sistema de calefação: aguardar 48 horas e nunca exceder 27ºC;
- Mezanino travado: mezanino cimentícios travado ou laje de concreto.
X NÃO É PERMITIDO instalar o piso vinílico sobre:
- Área externa;
- Cimento queimado;
- Madeira: tacos, laminados e parquets;
- Cerâmico: com placas desniveladas, soltas e/ou juntas maiores que 5mm;
- Ardósia e pedras diversas;
- Paviflex com adesivo betuminoso e demais vinílicos não citados acima;
- Demais mezaninos não citados acima;
- Cozinhas industriais.