Decorar o ambiente com o papel de parede tem se tornado cada vez mais comum. Uma das dúvidas mais recorrentes é a de como escolher o papel ideal dentro de tantas possibilidades de cores e texturas existentes hoje no mercado.
COMBINE COM O ESTILO DO AMBIENTE
Primeiro de tudo é importante considerar o estilo do ambiente no qual o papel de parede será inserido.
- Se ele for romântico, então um papel de parede com tons de rosa e mais delicado será o ideal.
- Se for casual, o papel de parede com os desenhos florais orgânicos e fluidos contribuem para uma sensação descontraída em casa.
- Se for contemporâneo / moderno, considere a geometria arrojada com alto brilho e detalhes metálicos. Florais em grande escala e ousados também podem ser utilizados.
- Se for tradicional, opte por listras intrincados que combinam perfeitamente com o mobiliário e a decoração tradicionais.
LEIA TAMBÉM: 3 coisas que você precisa saber sobre o papel de parede!
DIFERENTES MODOS DE USAR
Após decidir o estilo do papel de parede, você vai precisar decidir como vai utiliza-lo. Veja:
- Em apenas uma parede: Se o seu objetivo for usar uma estampa muito chamativa, ela pode ser utilizada para destacar uma parede. Indicamos os papéis de paredes que possuirem um detalhe metálico, de mica ou brilho para dar um toque elegante e glamouroso ao ambiente.
- Nas quatro paredes: Um papel de parede simples aplicado em várias paredes não sobrecarrega uma sala, mas adiciona um toque moderno.
- No teto: Sim, o papel de parede pode ser aplicado no teto. Essa dica é pra quem adora pensar em detalhes e é fã de estilos clássicos.
PADRÕES PLANOS X TEXTURIZADOS
Escolher um design plano ou texturizado tem tudo a ver com estilo pessoal. Em geral, os padrões de textura dão uma aparência mais casual a uma sala, enquanto os designs planos podem tornar a parede mais refinada.
- Os papéis de parede texturizados podem dar uma dimensão à parede e também fazer um excelente trabalho de cobertura de imperfeições. Alguns papéis de parede texturizados são pintáveis para uma aparência monocromática.
- Com papéis de parede planos, você tem as opções de detalhamento fino no design e enfeites, como efeitos metálicos, brilhantes ou mica. Se você tem imperfeições nas paredes, mas prefere a aparência de papel de parede plano, é possível usar um revestimento de parede como camada base pode fornecer a cobertura adicional necessária.
*Texto retirado do site The Pruce.