No post de hoje vamos dar algumas dicas de como começar a adquirir esse estilo na decoração de interiores que vem sido tendência nos últimos anos. O estilo minimalista pode ser aplicado no design, decoração, arquitetura e até lifestyle. Mas antes de tudo: você sabe o que é o minimalismo?
O minimalismo surgiu nos Estados Unidos graças à movimentos artísticos e culturais no início do século XX . Sua principal influência veio da cultura japonesa – que priorizavam o uso de elementos fundamentais em sua base de expressão, porém os designers aderiram ao estilo apenas por volta de 1980. A ideologia principal do minimalismo é extrair tudo aquilo que é desnecessário e passar a viver apenas com o essencial.
Dentro da decoração de interiores isso se resulta em uma estética limpa e organizada capaz de transmitir sensações de tranquilidade, foco e disposição. Confira abaixo mais algumas características e dicas de como aplica-lo na decoração de ambientes:
MENOS É MAIS
No estilo minimalista as linhas retas e formas geométricas simples ganham destaques para dar leveza ao ambiente. Contudo a decoração pode ser feita com objetos e produtos funcionais e com cores neutras. Falando na paleta de cores, as paredes brancas e os poucos móveis (mas ao mesmo tempo práticos) são outras características que afirmam o excesso zero. Menos é mais, literalmente: os espaços vazios sem muito preenchimento é o ideal.
AS PAREDES
Como já citado acima, o minimalismo preza pelos ambientes claros. Por isso, as paredes devem ser brancas ou em tons mais claros, como o off-white e o bege que dão a base para a decoração final. Além de ajudar na iluminação, isso faz com que o espaço pareça maior e até mesmo mais ventilado.
OS OBJETOS
As cores ficam apenas nos elementos decorativos como pôsteres ou quadros em preto e branco, tons pastel ou novamente em cores neutras. A presença de materiais naturais como madeira e couro também ganham destaque. Em ambientes de cores claras, é mais fácil perceber a existência de objetos e dar mais personalidade ao local. O que for apenas item de decoração, sem nenhuma função ou valor afetivo, deve ser repensado.
LEIA TAMBÉM: PISO LAMINADO OU PISO VINÍLICO, QUAL DEVO COMPRAR?
E OS PISOS?
Se você já leu todas as dicas acima com certeza já imagina a resposta: pisos com cores claras que relembrem à madeira natural e sem muita textura se destacam nesse estilo. Essa escolha proporciona leveza, aconchego e conforto ao ambiente e consegue deixa-lo com a sensação de amplitude, principalmente em ambientes com alta inserção de luz natural (outro elemento que o minimalista decoração valoriza).