Saiba por que o papel de parede voltou com tudo nos últimos tempos!
Com o passar dos anos, o papel de parede começou a ser visto como algo “brega” e ultrapassado. Grande parte das pessoas relacionavam a imagem deste produto com a casas antigas, paredes com figuras sem graça e um clima meio desanimador.
Mas como o mercado de decoração está sempre se “reformando”, grandes empresas como a Santa Luzia, criaram padrões e coleções novas, utilizando o máximo de tecnologia para conquistar novamente a atenção do consumidor.
Confira no post de hoje as maiores vantagens e curiosidades que você precisa saber antes de adquirir um papel de parede para o seu projeto.
Vantagens
A princípio, muita gente opta por decorar uma parede com tinta pois acredita que essa é a maneira mais vantajosa para o ambiente, descartando completamente a opção do papel de parede.
Mas você sabia que utilizar revestimento na parede é uma alternativa muito mais prática do que ter que colocar a mão na pintura? Confira algumas vantagens que o papel de parede pode oferecer ao ambiente.
Aplicação Rápida e fácil
O revestimento é totalmente livre de sujeira, e não deixa nenhum cheiro na residência e nem resíduos após a aplicação. Mas calma lá, é necessário contratar um profissional especializado para fazer o serviço, uma vez que, no caso dos papéis de parede estampados, é fundamental seguir corretamente a emenda para um resultado impecável.
Apropriado para qualquer parede
Aquela ideia de que o papel de parede só serve para ser colocado na sala de estar ou no quarto do bebê é um pensamento muito ultrapassado. Se você pensou que papéis de parede não poderiam decorar ambientes como banheiros, cozinhas ou áreas de serviço, estava enganado! Nos últimos anos, ganharam destaque os modelos impermeáveis, que com uma resistência maior a umidade, acrescentam um charme único para estes ambientes.
Além disso, a principal dica quando se vai decorar um ambiente com papéis de parede é não exagerar na dose, planeje com calma. Muitas vezes, revestir o cômodo inteiro traz um cansaço visual e tira totalmente o charme do local. Tente aplicar o papel de parede em apenas um lado do ambiente, dando destaque diretamente para aquele ângulo.
Limpeza Prática
O acúmulo de poeira e o aparecimento de manchas são muitos comuns, independente se está pintando a parede ou aplicando um revestimento. Porém, isso não representa um grande problema, pois a limpeza dos papéis de parede pode ser muito breve: basta usar um pano limpo, um espanador ou um aspirador de pó.
Para ambientes com crianças, este revestimento é ainda mais vantajoso, visto que existem opções em vinil que são ainda mais fáceis de limpar.
Mantenha a atenção
Mesmo sendo um produto de fácil manutenção, cuidado. Usar produtos químicos ou abrasivos é algo que deve ser completamente evitado, pois pode causar danos irreversíveis no papel de parede, obrigando o consumidor a realizar a troca completa do revestimento (pois as cores podem variar de lote para lote, mesmo em modelos iguais).
Por isso, opte pela segurança nos cuidados, no caso dos modelos laváveis, a limpeza pode ser realizada com algumas gotas de detergente neutro em um balde com água morna. Uma esponja macia pode ser utilizada para espalhar a mistura, seguida de um pano para secar a parede.
Faixa de preço diversas
Com um número exorbitante de linhas de papel de parede no mercado, a faixa de preço entre eles mantem uma variação altíssima. A vantagem em razão disso, é a variedade de modelos que cada marca oferece ao consumidor, apresentando desde as coleções tradicionais até os modelos premium, dando uma gama gigantesca de opções.
Além disso, este revestimento não tem um aumento de preço como os outros, ao contrário, nos últimos meses o valor do papel de parede vem diminuindo, se tornando cada vez mais acessível em questão financeira. A dica é se manter sempre atualizado em relação aos modelos presentes no mercado, pois você pode encontrar a cada página, um modelo que te agrada mais.
Ótima durabilidade
Diferente do que a maioria pensa, com o passar do tempo o papel de parede necessita de menos retoques do que a pintura. Seguindo a média de que a pintura deve ser retocada a cada dois anos, o papel de parede se torna uma opção muito mais econômica, já que pode durar até rês vezes mais do que uma pintura convencional!
Aplicação
A aplicação do papel de parede só deve ser feita após ser examinado se a parede não possui furo, rachadura, desníveis, manchas de mofo, infiltrações ou umidade, caso contrário, isso irá prejudicar a aparência final do seu papel.
O próximo passo é verificar se o seu papel de parede é autocolante ou se a aplicação é feita com cola. Indicamos sempre contar com um profissional nessa hora para que as junções dos papeis de parede estampados fique imperceptível.
Diferentes modos de usar
Após decidir o estilo do papel de parede, você vai precisar decidir como vai utilizá-lo. Veja:
Uma parede
Se o seu objetivo for usar uma estampa muito chamativa, ela pode ser utilizada para destacar uma parede. Indicamos os papéis de paredes que possuem um detalhe metálico, de mica ou brilho para dar um toque elegante e glamouroso ao ambiente.
Quatro paredes
Um papel de parede simples aplicado em várias paredes não sobrecarrega uma sala, mas adiciona um toque moderno.
No teto
Sim, o papel de parede pode ser aplicado no teto. Essa dica é pra quem adora pensar em detalhes e é fã de estilos clássicos.
Planos X Texturizados
Escolher um design plano ou texturizado tem tudo a ver com estilo pessoal. Em geral, os padrões de textura dão uma aparência mais casual a uma sala, enquanto os designs planos podem tornar a parede mais refinada.
Texturizados
Os papéis de parede texturizados podem dar uma dimensão à parede e fazer um excelente trabalho de cobertura de imperfeições. Alguns papéis de parede texturizados são pintáveis para uma aparência monocromática.
Planos
Com papéis de parede planos, você tem as opções de detalhamento fino no design e enfeites, como efeitos metálicos, brilhantes ou mica. Se você tem imperfeições nas paredes, mas prefere a aparência de papel de parede plano, é possível usar um revestimento de parede como camada base pode fornecer a cobertura adicional necessária.
Variedade de Ambientes
Primeiro de tudo é importante considerar o estilo do ambiente no qual o papel de parede será inserido.
-Se ele for romântico, então um papel de parede com tons de rosa e mais delicado será o ideal.
-Se for casual, o papel de parede com os desenhos florais orgânicos e fluidos contribuem para uma sensação descontraída em casa.
-Se for contemporâneo / moderno, considere a geometria arrojada com alto brilho e detalhes metálicos. Florais em grande escala e ousados também podem ser utilizados.
-Se for tradicional, opte por listras intrincados que combinam perfeitamente com o mobiliário e a decoração tradicionais.
Vinílico X Vinilizado
A película de proteção é o que distingue os dois tipos. Os papeis de parede vinilizados são mais finos, já que recebem apenas verniz. Os vinílicos são mais grossos e resistentes, pois possuem uma camada de PVC. Isso acaba influenciando no preço. sendo assim o vinilizado tende a ser mais barato.
Grandes diferenças
Outra diferença é que o papel de parede vinilizado deve ser colocado somente em áreas secas como salas, quartos, escritórios e closet. Os vinilizados só podem ser limpos para a retirada de pó. Já os vinílicos podem ser limpos com pano ou esponja úmida, porém sempre sem esfregar a superfície. O papel de parede vinílico também pode ser removido facilmente, ao contrário dos vinilizados.